Insônia

O que é?

É um distúrbio caracterizado pela dificuldade em iniciar ou manter o sono. Essa alteração pode acontecer mesmo quando se é realizada medidas de higiene do sono ou quando há condições adequadas para dormir.  A insônia cursar com quadro agudo, por curto período de tempo, normalmente ocasionada devido a mudanças de rotina, luto, problemas no trabalho, doença temporária ou situações de stress. Ou em alguns casos, um quadro crônico, que é persistente, com duração de pelo menos três meses, ocorrendo em três ou mais noites por semana, tornando-se uma condição independente ou comórbida a outras doenças (depressão, ansiedade, dor crônica). A pessoa que sofre desta condição pode apresentar cansaço, desatenção, irritabilidade, sonolência durante o dia e outros prejuízos no funcionamento diário.

 

Características

  • Dificuldade em iniciar o sono, manter o sono (despertares frequentes) ou apresentar despertar precoce;
  • Sensação de sono não reparador;
  • Prejuízo nas atividades durante o dia e no desempenho em estudos ou trabalho;
  • Cansaço, desatenção, irritabilidade e sonolência durante o dia.

 

Relevância

A privação crônica do sono afeta os sistemas cardiovascular, endócrino, imunológico e nervoso, aumentando o risco de hipertensão, diabetes, obesidade e transtornos de humor ou ansiedade, além de aumentar o risco de acidentes. Estima-se que cerca de 30% da população sofra de insônia aguda, enquanto cerca de 10% desenvolvem insônia crônica.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico, baseado na coleta de histórico detalhado do sono (anamnese) e, muitas vezes, no uso de um diário de sono preenchido pelo paciente. Em casos de suspeita de outros distúrbios do sono (como apneia), pode ser necessária a realização de exames complementares como a polissonografia.

 

Tratamento

O tratamento da insônia pode envolver:

  • Medidas comportamentais e de higiene do sono, como estabelecer horários regulares para dormir e evitar telas antes de deitar.
  • Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I), considerada método padrão ouro para o tratamento, que aborda pensamentos e comportamentos que perpetuam o problema, sendo ideal para quebrar o ciclo da insônia
  • Medicações sedativas, medicações para o tratamento da causa base ou comorbidades , sempre sob prescrição médica.

 

O psiquiatra desempenha um papel fundamental no diagnóstico diferencial e na abordagem integrada, especialmente porque a insônia frequentemente ocorre em comorbidade com outros transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão. 

Comentários de Pacientes

CRM SC 34843 | RQE 23644

Entre em contato

WhatsApp

(48) 99618-6508

© Copyright  2026 – Todos os direitos reservados ao Dr. Rodolfo Petter. Imagens meramente ilustrativas.